IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL

Fátima David, Rute Abreu

Resumo


No âmbito da actual diversificação do Ensino Superior, que responde ao progresso científico e técnico, bem como aos interesses individuais e às necessidades sociais de pessoal qualificado, a presente investigação discute o novo paradigma do Ensino Superior em Portugal, como consequência do Processo de Bolonha, e no contexto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) da Guarda, enquanto caso de estudo desta evidência. Numa sociedade baseada no uso intensivo do conhecimento, as exigências em relação ao patamar de qualificações e competências crescem consideravelmente, desempenhando a formação, em geral, e a formação de nível superior, em particular, uma função estratégica. De facto, o desenvolvimento social, económico e tecnológico sustentável de uma sociedade exige uma (re)adaptação constante do campo conceptual, e, consequentemente, a (re)adaptação do saber geral e das aptidões técnicas ou competências, que cabem ser asseguradas pelo Ensino Superior, tendo em conta que se está em presença de um processo dinâmico, em que as qualificações e competências correm o risco de obsolescência rápida.

Palavras-chave


Ensino Superior. Processo de Bolonha. Portugal.

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DOI: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20095

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