A ILUSÃO MONETÁRIA E A INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA

Ricardo Lopes Cardoso, Octavio Ribeiro Mendonça, José Carlos Oyadomari, Ana Claudia Anjos

Resumo


O presente estudo analisa os resultados de um experimento realizado para avaliar o impacto do fenômeno conhecido como ilusão monetária no campo das informações contábeis. Esse experimento replica parcialmente e com as adaptações necessárias o que foi realizado por Shafir, Diamond e Tversky em 1997 e que foi pioneiro na abordagem psicológica desse fenômeno. O experimento em questão, ao contrário do original, foi realizado com uma amostra de pessoas em princípio mais familiarizadas em raciocinar em termos reais (estudantes de Ciências Contábeis e Administração), pessoas essas que, além disso, vivem em um país que em passado recente conheceu taxas inflacionárias muito elevadas. A essas pessoas foram propostos três problemas de decisão envolvendo aspectos econômicos e formulados com base em informações contábeis. Os resultados obtidos revelam que os vieses de raciocínio observados no experimento original se repetem mesmo em uma amostra com as características anteriormente descritas. Esses resultados sugerem a necessidade da adoção de medidas para mitigar o impacto desse fenômeno sobre o processo decisório, medidas essas não só de caráter educativo, mas também normativo.


Palavras-chave


Informação Contábil; Ilusão Monetária; Processo de Decisão

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Revista Universo Contábil - ISSN 1809-3337
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