DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVOS INTANGÍVEIS E SUA UTILIDADE PARA ANALISTAS DE INVESTIMENTOS

Maria Thereza Pompa Antunes, Rafael Soares Leite

Resumo


Este estudo aborda o tema ativo intangível e sua relevância no processo de avaliação de investimentos de acordo com a percepção de analistas de corretoras de valores brasileiras com o objetivo principal de verificar a adequação das informações divulgadas pelas empresas para essa finalidade. A pesquisa do tipo exploratória está baseada em uma amostra composta por 18 analistas que realizam a atividade de análise estratégica de investimentos em Corretoras de Valores nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A análise dos dados, tratados por meio do método qualitativo, mostra que os analistas contemplam os ativos intangíveis, consideram-nos como itens importantes e utilizam tais informações, julgando a contribuição que eles possam vir a dar aos resultados da empresa, principalmente, por meio da ação do ativo humano. Todavia, a maioria deles não considera suficientes as informações divulgadas pelas empresas, por não se apresentarem de forma sistematizada. O estudo sugere que os analistas se beneficiariam por terem a informação não-financeira divulgada de forma estruturada, pois, baseados em informações com melhor qualidade, poderiam tomar decisões que retratam a situação empresarial mais próxima do real, ou do seu potencial, melhorando, também, a comunicação entre empresa e mercado.

Palavras-chave


Ativos intangíveis; Avaliação de investimentos; Informação contábil.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

................................................................................................................................................................................................................................................................

Revista Universo Contábil - ISSN 1809-3337
Rua Antonio da Veiga, 140, Sala D-202
CEP 89012-900, Blumenau, SC, Brasil
Tel.: +554733210938 Fax: +554733228818
e-mail: universocontabil@furb.br