Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Universo Contábil?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. É imprescindível que os artigos submetidos sejam inéditos, isto é, não tenham sido enviados para publicação em outro órgão editorial. Se forem trabalhos já divulgados em anais é preciso indicar o nome, local e data do evento. Uma declaração deve ser enviada ao endereço eletrônico da Revista Universo Contábil informando em qual congresso o artigo foi anteriormente publicado (caso tenha sido). Também deve informar que o artigo não foi enviado para outro periódico, ou seja, que o artigo é inédito.

  2. Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 e máximo de 20 páginas. O envio dos artigos deve ser de forma eletrônica pelo site www.furb.br/universocontabil. Em seguida lhe será enviada mensagem, pelo correio eletrônico universocontabil@furb.br, de confirmação do recebimento do artigo.

  3. Para submissão dos artigos devem ser observadas as seguintes normas editoriais da Revista Universo Contábil:
    a) Folha de rosto em arquivo separado (em Documentos Suplementares do sistema) com os seguintes dados:
    - Título do trabalho no idioma do texto, em inglês e espanhol;
    - Nome e titulação do(s) autor(es), limitado a 4 autores por artigo;
    - Vínculo institucional do(s) autor(es);
    - Endereço, e-mail e telefone para contato.
    b) Os artigos (em Documentos de Submissão do sistema) devem conter:
    - o título em português, inglês e espanhol;
    - sem identificação do(s) autor(es);
    - um resumo (no idioma do texto) em no mínimo 10 e máximo de 20 linhas, em um único parágrafo e sem entrada de parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave;
    - um abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords;
    - um resumen (resumo em espanhol), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco palabras-clave
    c) As páginas dos artigos devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows, em um único lado da folha, nas seguintes condições:
    - papel formato A4 (210 x 297 mm);
    - fonte Times New Roman, tamanho 12;
    - espaço entre linhas: simples;
    - entrada de parágrafo: 1,25;
    - margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;
    - ilustrações e tabelas, sem coloração, em fonte Times New Roman, tamanho 10;
    - as citações e referências devem obedecer as normas atuais da ABNT;
    - notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas.

  4. As citações no texto devem obedecer a NBR 10520:2002, conforme exemplos abaixo:
    um autor - Iudícibus (1997, p. 58)
    dois autores - Mosimann e Fisch (1999, p. 53)
    três autores - Horngren, Foster e Datar (2000, p. 113)
    mais de três autores - Atkinson et al. (1995, p. 324)
    autor no final da frase - (HORNGREN; FOSTER; DATAR, 2000, p. 113)

  5. As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto de acordo com a NBR 6023 revisada, em ordem alfabética, em fonte 12, com espaçamento simples e uma linha em branco após cada obra, como nos exemplos a seguir:
    Livros:
    HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant. Contabilidade de custos. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
    Capítulos de livros:
    GUERREIRO, Reinaldo. Mensuração do resultado econômico. In: CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas,1999. pp. 81-102.
    Artigos de periódicos:
    PAULO, Wanderlei Lima de; FERNANDES, Francisco Carlos; RODRIGUES, Luciana Gavazzi Barragan; EIDT, Jorge. Riscos e controles internos: uma metodologia de mensuração dos níveis de controle de riscos empresariais. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 43, p. 49-60, jan./abr. 2007.
    Artigo online (retirado da internet):
    VIRTUOSO, Carlos Henrique. Balanço social: essa idéia deve continuar. Jornal Nota 10, Rio de Janeiro, maio/jul. 2002. Disponível em: http://www.crcrj.org.br/. Acesso em: 21 jan. 2003.
    Artigos de anais:
    SILVA, Adolfo Henrique Coutinho; SANCOVSCHI, Moacir. Mudanças de práticas contábeis em empresas privatizadas: estudo de casos no segmento de serviços públicos de distribuição de gás. In: CONGRESSO ANPCONT, 1., 2007, Gramado/RS. Anais... São Paulo: ANPCONT, 2007. CD-ROM.
    Dissertações e teses:
    LIMA, Ana Lúcia de Araújo. Análise da congruências com vistas à harmonização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. 2000. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

  6. Os autores vinculados a Programas de Pós-graduação na condição de Professor Doutor se comprometem a avaliar artigos para a Revista Universo Contábil quando solicitados, de acordo com o Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;

• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;

• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.