Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul: uma análise espacial

Ricardo Höher, Mário Jaime Gomes de Lima, Adelar Fochezatto

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi testar a hipótese de que regiões, no Estado do Rio Grande do Sul, com elevado nível de urbanização, educação formal e renda per capita, tendem a ter um maior grau de empreendedorismo, buscando-se identificar o empreendedorismo espacialmente e diferenciá-lo em “de oportunidade” ou “de necessidade”. Para isto, foi realizada, como metodologia proposta para este trabalho, uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), utilizando-se o Índice de Moran e indicadores de associação espacial local. A partir da aplicação da metodologia proposta e dos resultados encontrados, teve-se confirmada a hipótese. Assim, pode-se concluir, primeiramente, que o empreendedor local tende a criar novos negócios em função de oportunidades e, depois, que a Serra Gaúcha se apresenta como a região com maior propensão para o empreendedorismo no Estado do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave


Análise espacial; desenvolvimento regional; economia regional; empreendedorismo; Rio Grande do Sul.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p189-208


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