Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. Os textos submetidos que não estiverem de acordo com as normas prescritas serão devolvidos.

A contribuição deve ser ORIGINAL. O texto submetido NÃO pode ter sido submetido a nenhum outro periódico. Caso contrário, justificar em “comentários ao editor”.

Importante:

- Cadastrar os dados do(a) autor(a) e co-autor(a/es) com a última titulação e a instituição/universidade a que está vinculado;

- Inserir a URL (endereço eletrônico) do Currículo Lattes no cadastro do(a) autor(a) e de cada co-autor(a/es); Exemplo: http://lattes.cnpq.br/0000000000000000;

- Fornecer endereços completos do(a) autor(a) e co-autor(a/es).

O arquivo da submissão deverá estarem formato Microsoft Word.

Caso tenham sido utilizados URL (websites/endereços eletrônicos) no corpo do texto, pede-se que seja informado o respectivo endereço completo nas Referências.

Os textos podem devem ser redigidos em língua portuguesa (admitindo-se, excepcionalmente, textos em espanhol e inglês). Artigos e ensaios devem ter no mínimo 10 e no máximo de 25 páginas. O envio dos artigos deve ser por meio eletrônico [http://www.furb.br/rbdr]. Uma mensagem de confirmação do recebimento do artigo será enviada pelo email rbdr@furb.br.

Para a submissão dos textos devem ser observadas as seguintes normas editoriais da Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional:

a) Os textos devem conter (Passo 2 da submissão - Transferência do manuscrito):

- o título em português, espanhol e inglês;
- nenhuma identificação do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
- um resumo entre 10 e 15 linhas, em um único parágrafo, sem entrada de parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave;
- um resumen (resumo em espanhol), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco palabras-clave;
- um abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords.

b) Os dados relativos ao(s) autor(res) devem conter (Passo 3 da submissão - Inclusão de metadados):

- Nome do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
- Vínculo institucional do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
- Endereço, email e telefone para contato.

c) As páginas do texto, em formato A4 (210 x 297mm) e tendo 2,6cm nas quatro margens, devem estar devidamente numeradas. Solicita-se o uso de fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas. Subentende-se que o uso de fonte Times New Roman se estenda às ilustrações, figuras e tabelas, mas aí em tamanho 10 - as quais devem estar inseridas no texto. As citações e referências devem obedecer às normas vigentes da ABNT. Notas de rodapé são admitidas, mas devem ser limitadas.

d) As citações no texto devem obedecer a NBR 10520:2002, de acordo com os exemplos abaixo:

- um autor: Brandão (2011, p. 29)
- dois autores: Bueno e Seabra (2012, p. 161)
- três autores: Randolph, Araújo Jr. e Otoni (2011, p. 306)
- mais de três autores: Gorenstein et al. (2011, p. 268)
- autor no final da frase: (DAGNINO; BRANDÃO; NOVAES, 2010, p. 113)

e) As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto, de acordo com a NBR 6023 revisada, em ordem alfabética,em fonte TNR12, com espaçamento simples entre linhas e 6 antes/6 depois, como nos exemplos a seguir:

Livros:
ETGES, Virginia E. Geografia agrária: a contribuição de Leo Waibel. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012.

Capítulos de livros:
DAGNINO, Renato; BAGATTOLLI, Carolina. Como transformar a tecnologia social em política pública? In: DAGNINO, Renato (Org.). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: Komedi, 2010. p. 265-291.

Artigos de periódicos:
FERNÁNDEZ, V. R.; ALFARO, María Belén. Ideas y políticas del desarrollo regional bajo variedades de capitalismo: contribuciones desde la periferia. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 120, p. 57-99, jan./jun. 2011.

Artigos de anais:
HASENCLEVER, Lia et al. Desenvolvimento regional e governança: UERJ exercendo o papel de Hubem Nova Friburgo. In: XIII Seminário Nnacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2003, Brasília/DF. Anais... Brasília: ANPROTEC, 2003. CD-ROM.

Dissertações e teses:
FONSECA, Rodrigo R. Política científica e tecnológica para o desenvolvimento social: uma análise do caso brasileiro 2009. 343 f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

* * *

Os autores que são professores doutores e têm vínculo com programas de pós-graduação são convidados a integrar o corpo de avaliadores da Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URL para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais para textos publicados na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional são do(a) autor(a) e co-autor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A RBDR permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).

• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;

• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);

• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);

• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;

• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os fins previstos com sua publicação, não sendo destinados a outros propósitos nem disponibilizados para outras pessoas e instituições.